quinta-feira, 20 de março de 2008

Israel - parte1

SHALOM
SLAM


Demorou mas finalmente vão as fotos de Israel.
Antes, porém, alguns esclarecimentos:NINGUÉM usa Burca nem turbante, afinal, não é o afeganistão....Lá se fala hebraico e árabe e é um lugar lindo e pasmem, seguro!!!!


Claro que existem as áreas de conflito que são as fronteiras, mas não existe violencia urbana, assassinatos entre civis, acidentes de trânsito....e outras coisas bem familiares aos brasileiros!!!!Bom, as fotos não mentem.


Essas coisas mais lindas do mundo, são meus soMbrinhos. Chegamos quase 1 das manhã e o Digo tava acordadézimo nos esperando. O Bú tava dormindo no sofá, mas acordou rapidinho. Foi uma festa! Foram 7 meses sem ver essas criaturinhas por quem eu sou apaixonada.





Esse é o Digão, que não é mais SHAMEM (gordo), agora ele tá um magrinho musculoso, super saradão...e ele só tem 4 anos!






Dia seguinte:almocinho tudo de bom que o Xú fez pra gente!





O Bú foi buscar uma Light Lemom pra mim!!!




A noite o prometido era uma Mc Donald que tb é kosher, ou seja, tudo lá é preparado segundo as leis judaicas de alimentação que estabelece algumas regras, que honestamente não sei. A pergunta é: onde está o problema de ir prum shopping de quepe de policial?


Bom, dia seguinte fomos para TEL AVIV. É inacreditável, mas é uma cidade linda e moderna, muitos dizem que é uma mini Nova York. E para minha surpresa, NÃO é a capital de Israel como eu pensava.
A foto abaixo é a minha mãe com a Anita, uma brasileira que está em Israel ha 40 anos e é uma fofa! Ela nos recebeu em sua casa com um almocinho divino!!! Sem contar que depois ela nos levou para JAFFA, leia-se IÁFO que é a cidade velha (uns, 4 ou 5mil aninhos), dentro de Tel Aviv. Neste Almoço ainda tivemos um show de mágica do Moshe, um outro amigo brasileiro.




É o amor...






Moshe fazendo suas magiquinhas...




Digão no colo da Anitinha absolutamente fascinado com as magicas!




Depois do showzinho fomos para Jaffa e eis que no caminho deparamos com as duas placas abaixo. Para pobres ocidentais e latinos americanos, chega a ser engraçado. Se não fosse o simbolo indicando algo como obras...


O primeiro tipo de letra é hebraico e o segundo que parece mais desenhada é árabe.



Cenas de Jaffa
As construções em pedras são lindas. Bom, com esse céu no fundo é dificil achar alguma coisa feia.









Assistimos missa nessa Igreja católica rezada em espanhol. É uma pequena salada cultural e religiosa que se encontra num lugar deste.




Essa cruz do cartaz abaixo é o simbolo dos cristãos em Israel.



Family altogether - alguem notou o quepe?






Visu de TEL AVIV com participação especial do mar mediterrâneo.





Bela cena com os miudos.


Gente que paga king kong tem em todos os cantos do planeta.






belas imagens de Jaffa e Tel Aviv....





terça-feira, 18 de março de 2008

Paris, parte 3

SHALOM SLAM

Vamos a parte três de Paris. Achei muito coincidência o presidente de Israel estar em Paris nos mesmos dias que nós. Divertido mesmo foi ver que desocupado , curioso e trouxa existe até no primeiro mundo...tinha um pequeno tumulto para ver a comitiva dos presidentes passando. Mas como aqui tb tem insulfilm, ninguém viu nada, claro.



Depois destes dias na Europa, acabei de crer que lá realmente é um bom lugar para envelhecer. Notei muitas senhoras idosas andando sozinhas nas ruas. O idoso não fica em casa embolorando e dando trabalho pros outros! Claro que existem milhões de motivos para justificar o fato, mas um deles eu acredito ser as boas condições das calçadas, o fácil acesso aos meios de transportes, e todo aquele discurso sobre acessibilidade que eu venho fazendo....
Agora é no mínimo fofo ver uma vózinha de mochila nas costas, né? E andando rápido!!!! SENSACIONAL!!!!


Estávamos caminho da Notre Dame que há pouco descobri que Notre Dame é Nossa Dama e, portanto, Nossa Senhora. Por isso que não entendia pq em Paris havia muitas Notre Dame...vai ser orêia assim lá a diante!!!! Enfim, ela é outra obra de arte...


Essa florizinha da fachada da frete, é simplesmente essa rosácea da foto abaixo.


A foto debaixo é uma das que eu mais gostei até agora. É a Pietá vista atrás do altar principal. De novo Maria entregando Jesus a Deus. A Pietá original foi feito pelo Michelangelo, e as expressões, Dela e Dele, são suaves e relaxadas apesar de tanto sofrimento. Essa daí retrata a mesma cena, mas é bem mais dramática! Falou a entendida em arte!!! hahahahahahahaha.
Até tirei foto de frete, mas não ficou boa pq o máximo que podia chegar da imagem, era muito longe pro flash alcançar. Coisas de fotografo amador....



Essa foto abaixo é exatamente igual a que tiramos em 2001....



Esse era o ultimo dia da Ná conosco, e ainda faltava o Louvre. Como não tínhamos tempo para entrar (mesmo que tivéssemos, ele fecha as terças feiras) demos apenas uma voltinha básica pelas Pirâmides.








Almocinho antes da Ná voltar para Pádova...
.....
....e bate perna de novo.


Outra Floricultura com tulipas lindas!!!!


Buenas, o dia seguinte era o último e ainda tinha que ir ao Indiano e ao Rodin.

Então...

Voilà!!!

Como já disse, a culinária indiana é espetacular, e como em Saint Charles não tem restaurante indiano e a única vez que tentei fazer ficou um desastre, essa era uma oportunidade única. Interrompi a arrumação das malas e pista!
E tava muito bom, como eu esperava, e é lógico que tem foto para registrar mais um pouco da minha farra gastronomica. Essa massa é o divino Chapati. É o pão que é assado na parede de um forno que chama-se Tandoor (deve ser por isso que meu chapati não rolou, achei que na frigideira ia dar certo...). E o outro prato é um peito de frango em pedaços, simples, mas muito bem temperado com aquelas especiarias impronunciáveis.
A dona do restaurante é da casta do Gandhi e até me mostrou a identidade. Ela tá em Paris a 25 anos.





Comidinha BCDT - boa coisa de tudo!

Claro que as profecias de Murphy se cumpriram: o sol deu o ar de sua graça no ultimo dia, mas não foi suficiente para aquecer o clima, que estava gelado, mas colaborou muito para a visita ao Museu Rodin, pq muitas obras estão no jardim do Hotel Biron, onde ele trabalhava.
Li que ele era fascinado por anotonia humana, por isso suas peças estão quase sempre nuas. A criatura fez a bagatela de 12 Pensadores. Dizem que ele tinha muitos alunos e que muitas vezes ele apenas assinava as esculturas, mas não sei se essa informação procede. Agora convenhamos, se ele fez tudo que eu vi, ele deve ter vivido uns 452 anos. Isso pq ainda tem outro museu na casa onde ele morava, sem contar as peças espalhadas em outros museus.




Descobri lá que o pensador é em homenagem a Dante e seus conflitos.
Haja conflito para fazer 12! ehehehe
Muito bom...


Assinatura no pensadorzinho.
Como o cara fazia muitas peças iguais, ele as numerava. Essa é a 1 de 4.



Esse museu era o ateliê onde ele trabalhava. Olha o visú. Isso sim dá inspiração para trabalhar!!!!



Esse aqui em baixo é "O pintor", e pasmem, ele está vestido!!!!



Tem umas coisinhas bem bizarras...


Tem tb em mámore...



O mais legal é que além de fazer cópias das peças, ele fazia antes uma miniatura. Essa obra chama-se "três homens". A pequena está dentro do edifício e a grande no jardim.






Bom é que de quebra, tinha 3 Van Gogh e 2 Renoir!
Vicent Van Gogh- La Père Tanguy - 1887

Auguste Renoir - Famme Nue - 1880


Buenas, são 3:30 da matina e neste exato momento estou postando fotos e comentário ouvindo Get back do Beattles. Não sei como tô acordada, pq passei o dia interio em Tel aviv, que por sinal é linda. Brevemente começo com as fotos daqui de Israel.
beijos ao som de Let it be.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Paris parte 2

Shalom, Slam!!!
Paris parte 2.
Essa é uma das minhas mais queridas amigas, a Analiza. Ela mora em Pádova- Itália, e foi passar uns dias conosco. Aqui estamos almoçando um delicioso sanduiche de salmão cru com pepino num lugar muito glam - Saint Germain de Prex, mais precisamente na Rue du Bac. Passamos a tarde de sábado lá. Na verdade hj é um bairro muito elegante de Paris, mas originalmente era o reduto dos intelectuais, tanto que tem uma praça lá que homenageia o Satre e a
Simone de Beavoir. Nesta praça tva tendo um showzinho dejazz com artistas de rua.







No fundo da foto é possivel ver a Tour Montparnase, um predio moderno e muito alto de onde se vê toda Paris. Outra coisa muito legal em Saint Germain é a Igreja de Saint Sulpice. Quem leu o Código Da Vince lembra que tem uma passagem nesta igreja que fala sobre a linha rosa, que antigamente dividia a Terra em duas (não lembro se na horizontal o na vertical hehehe). O fato é que ela tá lá e tem um monte de explicações em francês e um belo obelisco na fim dela. O mais legal mesmo é que tem a Chapelle SAINT CHARLES BORROMÉE, o nosso São Carlos!!!! A imagem é de Santo Antonio, mas na parede tá escrito Saint Charles. Vai entender, né?






Inicio da linha Rosa


Obelisco

Essa igreja é bem escura, até meio sombria, mas as imagens parecem ter luz própria, como a do Sagrado Coração de Jesus e essa de Nossa Senhora.





Ainda no sábado saí com a Ná para tirar fotos de Paris a noite...


Ponte Alexandre III construída sobre o Rio Sena para exposição mundial de 1900.

Essa ponte difere das outras tantas sobre o rio pq é em estrutura metálica e vence todo o vão do rio em apenas um arco, ou seja, excelente para navegação pq não tem pilares intermediários. Sem contar que o aço da um charme especial além dela ser toda adornada com belíssimas luninárias e dois anjos enormes no centro, além é claro, de ser um ponto ótimo para ver a Tour Eiffel....

Esse monumento é em homenagem ao Churchill de quem sou fã apesar de não saber quase nada dele. Sei apenas que ele exigiu que a reconstrução da Inglaterra após a segunda guerra mundial começasse pelas escolas. Só preciso descobrir oq ele ta fazendo na frente do Petit Palais em Paris...


Delá fomos andando pelas margens do Sena até a Tour, que como sempre digo, não decepciona.

No dia seguinte, domingão, estava tudo fechado, mas como ficar em um hotel em Paris? Fomos prum lado da cidade nada glam! Fomos pro mercado das pulgas. Antes, porem, almoçamos numa cantina italiana sensacional e enquanto esperávamos a mesa, a cena que vi foi a seguinte:
Um frio do cão e este senhor batendo o maior papo sabe deus com quem, sentado sobre um duto de ar quente. Ceninha Surreal.


Esse mercado é um lugarzinho que nem de longe lembra a Paris das outras fotos, mas é muito interessante. Lá vende roupas novas e usadas, moveis, antiguidades...é bem legal pq tem lojas lindas de moveis antigos e lustres de cristal em que as vendedoras são senhorinhas com casacos de pele, salto alto, maquiagem e cabelos impecáveis e o mesmo tempo tem um monte de barracas com quinquilharias chinesas e vendedores gritando e ouvindo rap francês em altissimo volume, ou seja, o puro conflito.

Não contentes por termos passado a tarde lá, ainda fomos diretos para a Champs Eliseé, afinal, estávamos necessitando de uma mínima dose de elegância....brincadeira, na verdade eu tava louca para subir no arco do triunfo para ver lá de cima as 12 aproximações que chegam na rotatória do arco, mas nenhuma das duas se dispuseram a me acompanhar nesta empreitada. Tudo bem, consegui o mapa no metrô que mostra direitinho oq queria ver.



Gorrinho comprado numa lojinha do mercado....MUITO FRIO!!!!!


Como já disse, minha vergonha na cara eu deixei no check in em sp. Vão aí as cenas da comidaria..

Baguete recheada com queijos divinos, croissant, crepes...e depois reclamo que tô obesa,mas são coisas imperdíveis por lá...tudo bem que não precisava ser um crepe de Nutella...


comidinhas divinamente GORDAS!!!!!!!!!!!!!!!